Anais

Título: Design, produtos e narrativas: caminhos possíveis

Proponente(s): OLIVEIRA, M. C. M.

Aluno(s): Guilherme Melin Gobeti

Área: Outros

Programa: PIBIC

Resumo: Produtos de design são ofertados diariamente nas sociedades. Desde bens de consumo indispensáveis, como vestíveis, objetos de casa, como móveis e eletrodomésticos, produtos de acessibilidades diárias, até produtos não-essenciais, como modismos e objetos de desejo de consumo. Inúmeras são as propostas projetuais existentes, variáveis de acordo com cada produto. A partir do entendimento de que os produtos de design passam a primeiro momento pelas capacidades criativas dos profissionais da área (designers), pretende-se entender como possíveis narrativas podem ser elaboradas/inseridas nos produtos desenvolvidos. Por meio de revisão bibliográfica de obras dos campos da linguagem do design e da literatura, foram desenvolvidas noções sobre como um possível sistema comunicativo do design pode existir, e qual o papel que designers têm nesse cenário. O trabalho pretende refletir sobre possíveis novas interpretações às áreas em questão e ressaltar as possibilidades existentes de atuação que o campo do design permite, explorando seu caráter multidisciplinar.

Resumo Expandido: